Marketing de relacionamento – 14 pilares para o sucesso de toda boa estratégia.
A strateGO reps atua no marketing de relacionamento, por acreditar e dominar este grande e tendente viés do marketing. Com o advento da tecnologia e da lógica de redes e conexões, a sociedade passa por um momento de inovação e transformações constantes, que acontecem com mais naturalidade e rapidez, à medida que o domínio da informação e tecnologia se aprimora.
Desta forma, os conceitos e técnicas já existentes ganham novos nomes, novos métodos e formas para desenvolver-se. O marketing é um bom exemplo, pois hoje em dia há muitas vertentes do marketing, como:
Inbound Marketing
Marketing de conteúdo
Marketing digital
Marketing SEM(Search Engine Marketing)
Marketing de experiência
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento nada mais é do que uma estratégia voltada para o bom relacionamento entre marca e consumidor. Apesar de cada empresa desenvolver sua própria estratégia, é preciso respeitar os pilares do marketing de relacionamento, para obter sucesso com ele. São 14 pilares que se bem estruturados, sustentam uma boa estratégia:
2. Poder – O poder é fundamental, pois o seu desequilíbrio pode gerar o fim do relacionamento, por isso, é preciso mantê-lo em equilíbrio.
3. Longevidade – deve ser pensado a longo prazo. O relacionamento saudável é duradouro, mas para conquistá-lo é preciso de tempo.
4. Comprometimento – É preciso dispender energia para que os objetivos sejam alcançados. Por isso, o compromisso com o próximo é essencial. O engajamento é necessário para compreender as necessidades e anseios e se preciso, solucionar problemas.
5. Confiança – A confiança promove a segurança. Não há relacionamento sem que ambas as partes confiem umas nas outras, pois a insegurança não fideliza, ela pode ser a causa de um relacionamento adoecer.
Frequência e a Curva de percepção
8. Adaptação – Quanta flexibilidade é necessária? A resiliência resume este tópico em uma única palavra. É preciso se moldar as necessidades de cada um, para atender a elas de forma natural e completa. É a forma elástica promovida pela adaptação e humaniza/personaliza a relação.
9. Atração – É preciso que haja uma afinidade que atraia as partes, seja ela uma necessidade, um desejo, a segurança, a prevenção. É o que motiva a conexão entre ambos.
10. Proximidade e distância – Além é claro do sentido literal das palavras, neste ponto, estamos abordando a compreensão de pensamentos, ideais. Essa proximidade precisa existir, para que a conversa flua e as informações trocadas sejam compreendidas.
propaganda médica digitalhíbrida
12. Rotina – Para garantir a eficiência do processo deve-se criar uma rotina. A rotina é diferente da frequência: frequência é repetição, rotina é ordem. A organização garante um bom planejamento. Planejar é agir embasado em estratégia. Estratégia é o meio para conquistar o objetivo. Ou seja, para conquistar o objetivo, é preciso de rotina.
Ao desenvolver a estratégia embasada nesses pilares, certamente o resultado será muito positivo.
O nicho de mercado de atuação da strateGO reps é ainda mais específico, pois desenvolvemos o marketing de relacionamento voltado à área da saúde. É claro que não nos limitamos apenas ao marketing de relacionamento, pois é preciso dominar e atuar com o marketing integrado, ou seja, com a sincronização de diversas funções e tipos de marketing, além de promover o alinhamento de todos os departamentos da empresa, afinal de contas todos os departamentos são ativos e responsáveis. Tudo isso, com a finalidade de melhorar a experiência do consumidor, estabelecendo desta forma um relacionamento duradouro.
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A strateGO reps atua no marketing de relacionamento, por acreditar e dominar este grande e tendente viés do marketing. Com o advento da tecnologia e da lógica de redes e conexões, a sociedade passa por um momento de inovação e transformações constantes, que acontecem com mais naturalidade e rapidez, à medida que o domínio da informação e tecnologia se aprimora.
Desta forma, os conceitos e técnicas já existentes ganham novos nomes, novos métodos e formas para desenvolver-se. O marketing é um bom exemplo, pois hoje em dia há muitas vertentes do marketing, como:
Inbound Marketing
Marketing de conteúdo
Marketing digital
Marketing SEM(Search Engine Marketing)
Marketing de experiência
Marketing de relacionamento
Vamos explorar então o marketing de relacionamento, que é primordial para uma relação saudável entre marcas e consumidores, sejam eles B2B ou B2C. Caso você queira detalhar um pouco mais acerca dos outros tipos de marketing, indicamos o Rockcontent, que enumera 83 tipos.
O marketing de relacionamento nada mais é do que uma estratégia voltada para o bom relacionamento entre marca e consumidor. Apesar de cada empresa desenvolver sua própria estratégia, é preciso respeitar os pilares do marketing de relacionamento, para obter sucesso com ele. São 14 pilares que se bem estruturados, sustentam uma boa estratégia:
1. Colaboração – é preciso de cooperação de todas as partes envolvidas, ou seja, todos precisam se dedicar ao mesmo propósito. Para tanto, devem-se existir valores mútuos.
2. Poder – O poder é fundamental, pois o seu desequilíbrio pode gerar o fim do relacionamento, por isso, é preciso mantê-lo em equilíbrio.
3. Longevidade – deve ser pensado a longo prazo. O relacionamento saudável é duradouro, mas para conquistá-lo é preciso de tempo.
4. Comprometimento – É preciso dispender energia para que os objetivos sejam alcançados. Por isso, o compromisso com o próximo é essencial. O engajamento é necessário para compreender as necessidades e anseios e se preciso, solucionar problemas.
5. Confiança – A confiança promove a segurança. Não há relacionamento sem que ambas as partes confiem umas nas outras, pois a insegurança não fideliza, ela pode ser a causa de um relacionamento adoecer.
6. Frequência, regularidade, intensidade – Na indústria farmacêutica, para os amantes da boa e velha propaganda médica, esse termo é conhecido como frequência e sequência. É preciso manter essa regularidade, caso contrário, o relacionamento começa a apagar a chama, até que ela cesse completamente. Claro que nesses casos ainda resta o respeito e carinho, que podem restabelecer um relacionamento de acordo com o retomar da frequência, desde que, a sequência seja mantida. Este é um pilar do marketing de relacionamento que dá margem a maiores esclarecimentos. Para saber mais, acesse o link sobre a Frequência e a Curva de percepção.
7. Observar – Mais sábios são aqueles que escutam mais do que falam. Isso mesmo, pois há muito a aprender com o público e somente dando a devida atenção é que será possível obter esse aprendizado, para aplicá-lo em melhorias. Para tanto, é preciso fazer as perguntas corretas.
8. Adaptação – Quanta flexibilidade é necessária? A resiliência resume este tópico em uma única palavra. É preciso se moldar as necessidades de cada um, para atender a elas de forma natural e completa. É a forma elástica promovida pela adaptação e humaniza/personaliza a relação.
9. Atração – É preciso que haja uma afinidade que atraia as partes, seja ela uma necessidade, um desejo, a segurança, a prevenção. É o que motiva a conexão entre ambos.
10. Proximidade e distância – Além é claro do sentido literal das palavras, neste ponto, estamos abordando a compreensão de pensamentos, ideais. Essa proximidade precisa existir, para que a conversa flua e as informações trocadas sejam compreendidas.
Quanto ao sentido literal, hoje em dia, a distância não impede o relacionamento, pois a tecnologia permite o relacionamento a distância. Temos como exemplo, a propaganda médica digital, ou até mesmo híbrida.
11. Formalidade, informalidade, transparência – É preciso utilizar do Tom de voz, para que todas as informações transmitidas sejam compreendidas com clareza. Adequar-se ao tom de voz do público-alvo é a opção mais sensata. Além disso, a instituição deve utilizar da transparência, para aniquilar quaisquer ruídos na comunicação.
12. Rotina – Para garantir a eficiência do processo deve-se criar uma rotina. A rotina é diferente da frequência: frequência é repetição, rotina é ordem. A organização garante um bom planejamento. Planejar é agir embasado em estratégia. Estratégia é o meio para conquistar o objetivo. Ou seja, para conquistar o objetivo, é preciso de rotina.
13. Propriedades pessoais e sociais – Conhecer o público. Este é o segundo pilar mais importante do marketing de relacionamento, pois somente após a total compreensão do público, se pode trocar informações com ele de forma assertiva.
14. Conteúdo – O conteúdo é a peça fundamental, a mais importante do tabuleiro, sob a qual com a sua isenção, mesmo seguindo todos os demais passos, não se conquista o tão desejado e saudável marketing de relacionamento. Isso porque, para a existência do relacionamento é imprescindível que ocorra uma troca de informações. Uma troca de conteúdo. Esse conteúdo necessita ter relevância para o público, caso contrário, não terá efetividade. Por isso, o marketing de relacionamento está inteiramente ligado ao marketing de conteúdo.
Ao desenvolver a estratégia embasada nesses pilares, certamente o resultado será muito positivo.
O nicho de mercado de atuação da strateGO reps é ainda mais específico, pois desenvolvemos o marketing de relacionamento voltado à área da saúde. É claro que não nos limitamos apenas ao marketing de relacionamento, pois é preciso dominar e atuar com o marketing integrado, ou seja, com a sincronização de diversas funções e tipos de marketing, além de promover o alinhamento de todos os departamentos da empresa, afinal de contas todos os departamentos são ativos e responsáveis. Tudo isso, com a finalidade de melhorar a experiência do consumidor, estabelecendo desta forma um relacionamento duradouro.
1. Colaboração – é preciso de cooperação de todas as partes envolvidas, ou seja, todos precisam se dedicar ao mesmo propósito. Para tanto, devem-se existir valores mútuos.
13. Propriedades pessoais e sociais – Conhecer o público. Este é o segundo pilar mais importante do marketing de relacionamento, pois somente após a total compreensão do público, se pode trocar informações com ele de forma assertiva.
Vamos explorar então o marketing de relacionamento, que é primordial para uma relação saudável entre marcas e consumidores, sejam eles B2B ou B2C. Caso você queira detalhar um pouco mais acerca dos outros tipos de marketing, indicamos o Rockcontent, que enumera 83 tipos.
6. Frequência, regularidade, intensidade – Na indústria farmacêutica, para os amantes da boa e velha propaganda médica, esse termo é conhecido como frequência e sequência. É preciso manter essa regularidade, caso contrário, o relacionamento começa a apagar a chama, até que ela cesse completamente. Claro que nesses casos ainda resta o respeito e carinho, que podem restabelecer um relacionamento de acordo com o retomar da frequência, desde que, a sequência seja mantida. Este é um pilar do marketing de relacionamento que dá margem a maiores esclarecimentos. Para saber mais, acesse o link sobre a Frequência e a Curva de percepção.
7. Observar – Mais sábios são aqueles que escutam mais do que falam. Isso mesmo, pois há muito a aprender com o público e somente dando a devida atenção é que será possível obter esse aprendizado, para aplicá-lo em melhorias. Para tanto, é preciso fazer as perguntas corretas.
Quanto ao sentido literal, hoje em dia, a distância não impede o relacionamento, pois a tecnologia permite o relacionamento a distância. Temos como exemplo, a propaganda médica digital, ou até mesmo híbrida.
11. Formalidade, informalidade, transparência – É preciso utilizar do Tom de voz, para que todas as informações transmitidas sejam compreendidas com clareza. Adequar-se ao tom de voz do público-alvo é a opção mais sensata. Além disso, a instituição deve utilizar da transparência, para aniquilar quaisquer ruídos na comunicação.
14. Conteúdo – O conteúdo é a peça fundamental, a mais importante do tabuleiro, sob a qual com a sua isenção, mesmo seguindo todos os demais passos, não se conquista o tão desejado e saudável marketing de relacionamento. Isso porque, para a existência do relacionamento é imprescindível que ocorra uma troca de informações. Uma troca de conteúdo. Esse conteúdo necessita ter relevância para o público, caso contrário, não terá efetividade. Por isso, o marketing de relacionamento está inteiramente ligado ao marketing de conteúdo.