Novas estratégias e tendências para a propaganda médica
A pesquisa englobou cerca de 7000 médicos, espalhados por todo o Brasil. Desses médicos, 56% está atendendo no consultório, 14% em hospital. Tivemos médicos que aderiram a tendência do virtual, com 12% atendendo via telemedicina.
Identificamos ainda, que 18% dos doutores já está recebendo visita presencial dos laboratórios, enquanto os demais 82% não.
Desta forma, os laboratórios precisam se adaptar à propaganda digital, de acordo com as preferências da classe médica, para transmitir as informações acerca da saúde/produtos e serviços. A maleabilidade precisa fazer parte da rotina dos propagandistas, bem como a resiliência.
A maior tendência para o período é a visitação híbrida, que envolve a visitação presencial e digital ao mesmo tempo. Para esta estratégia, são necessárias 5 ações:
1 – Segurança: É necessário munir o profissional com máscaras, álcool em gel, bem como todas as recomendações e práticas do ministério da saúde, para prevenir a disseminação do vírus.
2 – Programação e organização: Mais do que o comum, a organização é fundamental, para programar um bom roteiro de visitas, com parte do tempo voltado para a tarefa presencial e a tarefa digital.
3 – Foco no médico: A decisão do médico é como uma lei para nós propagandistas, por isso, respeitar a decisão dele é fundamental para o sucesso da estratégia. Além disso, deve-se respeitar a ferramenta preferencial para a visita, bem como adequar-se ao melhor horário.
4 – Domínio da tecnologia: Há no mercado diversas ferramentas para reuniões e visitas médicas, todas muito parecidas. Por vezes, o médico pode optar por alguma delas, por isso é preciso conhecer o funcionamento de todas.
5 – Atentar-se ao marketing negativo: Neste momento, a indústria farmacêutica em peso está acessando o médico através das ferramentas disponíveis, por isso, é preciso tomar muito cuidado para não realizar um contato excessivo, o que pode acarretar o marketing negativo.
Voltando à pesquisa, questionamos quanto a atualizações de laboratórios e identificamos que 67% está recebendo atualizações pelas ferramentas: WhatsApp, plataforma digital, e-mail, telefone e presencial.
Em relação a retomada das atividades, apenas 36% já retomou, enquanto 7% planeja para agosto.
Concluímos que a opinião do médico é soberana e devemos atendê-lo de acordo com a sua preferência. Mais do que nunca, apoiá-lo neste momento difícil, para sairmos todos vitoriosos dessa época de crise.
A strateGO reps já está preparada para este novo modelo híbrido de negócio. Temos uma estrutura especialmente pronta para atender essa nova estratégia de marketing de relacionamento.
07/2020
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A strateGO reps realizou uma pesquisa de mercado com a classe médica, para compreender o período pós-pandemia, bem como as tendências e mudanças de mercado.
Estendemos a análise para quantificar a preferência de visitas de acordo com as ferramentas. De todos os médicos visitados, 49% prefere o Whatsapp, 21% o e-mail, 10% o telefone, 7% plataformas digitais e 13% a visitação presencial.